O Tribunal de Cristo refere-se ao julgamento dos cristãos após a morte para recompensá-los por suas obras. Os crentes darão conta de suas vidas e serão recompensados conforme o esforço de cada um.
O Tribunal de Cristo não deve ser visto como Deus julgando nossos pecados, mas como Deus nos galardoando conforme o nosso esforço em prol do Reino. O foco principal é na recompensa por nossas obras, não na punição por nossos pecados.
Tribunal de Cristo na Bíblia
Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito:
" 'Por mim mesmo jurei',
diz o Senhor,
'diante de mim
todo joelho se dobrará
e toda língua confessará
que sou Deus' ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
Romanos 14:10-12
Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.
2 Coríntios 5:10
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
2 Timóteo 4:8
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.
1 Coríntios 3:11-13
Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente.
2 João 1:8
E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa".
Mateus 10:42
Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,
João 5:22
Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.
1 Coríntios 4:5