Um bom casamento precisa de 2 coisas: submissão e sacrifício. Mas o que isso significa? A mulher deve se sujeitar a todo tipo de abuso sem reclamar? O marido tem de fazer tudo sozinho? Não! A Bíblia mostra o caminho para um relacionamento saudável, em que os dois trabalham em equipe, cuidando um do outro.
Submissão - uma forma de sacrifício
Todo casamento exige sacrifício para funcionar. Para a mulher, o grande sacrifício é aceitar a liderança do marido.
Deus colocou o marido como o líder no casamento. Essa é uma posição de grande responsabilidade, que não é fácil. Se sujeitar ao marido significa ter respeito por ele e tratá-lo com honra. Quando há discordância, a discussão do problema deve ser respeitosa, sem rebelião.
Uma esposa que respeita o marido pode ajudá-lo a liderar melhor. Quando sabe que a esposa não está lutando contra ele, o marido ouve mais os conselhos dela. Isso ajuda a tomar decisões melhores, em equipe.
Sacrifício - uma forma de submissão
Existem muitos tipos de líderes mas o melhor é aquele que se sacrifica. Para o homem, sacrificar-se por sua mulher é se submeter à autoridade de Deus.
Deus ordena que o marido ponha o cuidado de sua mulher acima de seus próprios interesses. Isso é verdadeira liderança. Não há espaço para egoísmo no casamento! O marido deve procurar fazer o melhor para sua esposa. Isso muitas vezes implica abrir mão de seus próprios desejos.
Quando a esposa se sente protegida e vê que o marido se preocupa com ela, ela aceita melhor sua liderança. O sacrifício dá à esposa bons motivos para respeitar o marido, por seu caráter. Assim, os dois caminham mais unidos.
O sacrifício e a submissão são os dois princípios que ajudam a viver um amor altruísta e unido. Quando cada um faz sua parte e os dois procuram agradar a Deus, o casamento é muito mais feliz!
A Bíblia tem palavras importantes para casais, veja também: