Sansão foi um grande líder militar e juiz em Israel, conhecido por sua grande força, pelo cabelo comprido e por ser facilmente manipulado pelas mulheres. Tal como João Batista e Jesus, um anjo prenunciou a concepção e nascimento de Sansão aos seus pais, bem como o propósito de Deus em usá-lo como libertador de Israel da opressão filisteia. Por isso, desde o seu nascimento milagroso, pois sua mãe era estéril, Sansão foi consagrado ao Senhor como nazireu.
Sansão liderou os israelitas por 20 anos, no período em que juízes (líderes religiosos e militares) eram levantados por Deus para governar o povo antes que fosse instalado o sistema monárquico em Israel.
Já adulto, Sansão passou a relaxar nos cuidados da sua consagração a Deus, não ouvindo o conselho dos seus pais, e se apaixonou por mulheres filisteias. Mas Deus usou essas circunstâncias contra os próprios filisteus. Sansão, através da força que Deus lhe concedia, atacou e matou muitos deles.
Na sua última aventura amorosa, ele se apaixonou por uma mulher chamada Dalila. Deixando-se enredar pela sua manipulação, Sansão acabou por revelar o segredo da sua força e ela contou aos líderes filisteus que o subjugaram, furaram os seus olhos e o prenderam. Depois de preso e ridicularizado pelos filisteus, Sansão clamou ao Senhor que o ouviu e, na sua morte, matou mais filisteus do que durante toda a sua vida.
Sansão na Bíblia
A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou,
Juízes 13:24
Sansão liderou Israel durante vinte anos, no tempo do domínio dos filisteus.
Juízes 15:20
Sansão foi para Timna com seu pai e sua mãe. Quando se aproximavam das vinhas de Timna, de repente um leão forte veio rugindo na direção dele. O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera.
Juízes 14:5-6
E a mulher de Sansão foi dada ao amigo que tinha sido o acompanhante dele no casamento.
Juízes 14:20
Então saiu, capturou trezentas raposas e as amarrou aos pares pela cauda. Depois prendeu uma tocha em cada par de caudas, acendeu as tochas e soltou as raposas no meio das plantações dos filisteus. Assim ele queimou os feixes, o cereal que iam colher e também as vinhas e os olivais.
Juízes 15:4-5
Ele os atacou sem dó nem piedade e fez terrível matança. Depois desceu e ficou numa caverna da rocha de Etã.
Juízes 15:8
Quando ia chegando a Leí, os filisteus foram ao encontro dele aos gritos. Mas o Espírito do Senhor apossou-se dele. As cordas em seus braços se tornaram como fibra de linho queimada, e os laços caíram das suas mãos. Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens.
Juízes 15:14-15
Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila.
Juízes 16:4
Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila. Os líderes dos filisteus foram dizer a ela: "Veja se consegue induzi-lo a mostrar para você o segredo da sua grande força e como poderemos dominá-lo, para que o amarremos e o subjuguemos. Cada um de nós dará a você treze quilos de prata".
Juízes 16:4-5
Então ela lhe disse: "Como você pode dizer que me ama se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me fez de boba e não contou o segredo da sua grande força". Importunando-o o tempo todo, ela o cansava dia após dia, ficando ele a ponto de morrer.
Juízes 16:15-16
Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.
Juízes 16:19
Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando!"
Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado. Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão.
Juízes 16:20-21
E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!"
Juízes 16:28
disse: "Que eu morra com os filisteus!" Em seguida, ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.
Juízes 16:30