Quem nunca ouvir falar sobre os 7 pecados capitais? Existem livros, filmes e seriados que se baseiam nesta lista de pecados mortais. Apesar de muito popular na cultura cristã, os sete pecados capitais não estão na Bíblia.
Na verdade, essa listagem foi criada pela igreja católica, na antiguidade, como uma forma de explicar o que era pecado e as suas consequências. Os 7 pecados capitais são a ira, o orgulho, a inveja, a luxúria, a preguiça, a avareza e a gula.
Pecado capital significa algo como "grande pecado" ou "pecado superior". Segundo a Bíblia, todo pecado - seja grande ou pequeno aos nossos olhos - tem as mesmas consequências: o afastamento da presença de Deus e a morte. Por isso, devemos evitar todo tipo de pecado.
Embora a listagem não esteja integralmente nas Escrituras, ela tem fundamentação bíblica. Veja alguns versículos que te ajudarão a entender o que conhecemos como os 7 pecados capitais.
1. Ira
Evite a ira e rejeite a fúria;
não se irrite: isso só leva ao mal.
Salmo 37:8
Todos ficamos zangados, mas o que a Bíblia condena é quando a ira fica fora de controle. Não é bom agir com ira. Precisamos aprender a controlar a ira, para não infectar o coração e se tornar em ódio, levando a ações ruins.
2. Orgulho
O orgulho do homem o humilha,
mas o de espírito humilde obtém honra.
Provérbios 29:23
Orgulho é se achar superior a outras pessoas, desprezando-as. Além de pecado, o orgulho é ridículo! Todos somos igualmente amados por Deus e cada pessoa é especial. Se achar superior somente por ter alguma vantagem é ilusão. O remédio para o orgulho é a humildade.
3. Inveja
O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.
Provérbios 14:30
Quantos problemas são causados pela inveja! Na Bíblia, temos diversos exemplos de pessoas em que foram consumidas pela inveja e tiveram consequências ruins. A inveja nos impede de ver e desfrutar das bênçãos que Deus nos deu. O resultado é insatisfação constante e a ingratidão.
4. Luxúria
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.
Efésios 5:3
A luxúria é falta de controle sobre os desejos carnais, principalmente sexuais, caindo em todo tipo de excesso. A luxúria destrói o corpo e distorce os pensamentos. Toda imoralidade sexual começa na mente, o primeiro lugar que devemos vigiar contra a luxúria.
5. Preguiça
As mãos preguiçosas
empobrecem o homem,
porém as mãos diligentes
lhe trazem riqueza.
Provérbios 10:4
A preguiça é ruim para o preguiçoso e para todos à sua volta. Todos precisamos de descanso, mas a preguiça é evitar persistentemente todo tipo de trabalho. Isso significa que outros terão de trabalhar mais para compensar e, no fim, o preguiçoso ficará pobre.
6. Avareza
Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
1 Timóteo 6:10
Avareza é amar mais o dinheiro que as pessoas. O avarento tem medo de gastar seu dinheiro; somente acumula. Como é fácil cair nessa armadilha! Por vezes precisamos nos desafiar a ser mais generosos, para não cairmos na avareza.
7. Gula
Não ande com os que
se encharcam de vinho,
nem com os que
se empanturram de carne.
Pois os bêbados e os glutões
se empobrecerão,
e a sonolência os vestirá de trapos.
Provérbios 23:20-21
A gula é talvez um dos pecados mais ignorados atualmente. Gula significa viver para comer, caindo frequentemente em excesso. Os resultados para a saúde são óbvios, mas a gula também afeta nossas finanças e nossa capacidade para fazer um bom trabalho. Um pouco de moderação a comer é sempre sensato.
Quem ama a Deus evita o pecado! Veja: