Preparamos 7 passagens bíblicas relacionadas à família para você compartilhar com todos os seus parentes. Nessas passagens, podemos entender o papel e a importância da família. Fomos criados para servirmos a Deus em família. A família é um projeto de Deus e cada um é importante para Ele.
1. Multipliquem-se! (Gênesis 1:26-28)
"Deus os abençoou e lhes disse: 'Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra'." (Gênesis 1:28)
A família é resultado da matemática de Deus: dois se unem e se tornam um. Desta união surgem filhos, netos e, assim, uma grande família. A família é o sinal do favor de Deus sobre todos nós. Como escrito em Gênesis, a família é algo que agrada os olhos de Deus: Ele viu que era bom.
A família é um projeto de Deus. Dessa forma a nossa descendência é passada de geração em geração. Seja a sua família grande ou pequena, simples ou com boas condições, Deus colocou você na família certa! Valorize a sua família, invista nela.
2. Uma família que crê em Deus, enfrenta as dificuldades unida. (2 Reis 4:1-7)
"Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". (2 Reis 4:3-4)
Nesta passagem podemos ver o exemplo de uma família na Bíblia enfrentando as adversidades. Uma viúva recorreu ao profeta Eliseu expondo a sua condição: a dificuldade financeira batia a porta. Com a morte do seu marido, discípulo do profeta, os credores ameaçavam levar seus filhos (2 Reis 4:1).
Eliseu instruiu a viúva para que recolhesse vasilhas por toda vizinhança e depois as enchesse com o pouco de azeite que restava em casa. A mulher obedeceu ao profeta e seus filhos a ajudaram, recolhendo e enchendo todas as vasilhas. O azeito só parou de verter quando não havia mais vasilhas para encher (2 Reis 4:6).
Uma família, que está fundamentada nas promessas de Deus, não está imune às tribulações. A diferença está em como se enfrenta essas dificuldades. Mesmo com a perda do marido, essa viúva não desistiu e recorreu ao profeta do Senhor. Seus filhos também creram na palavra do profeta, obedecendo às ordens da mãe. Com este milagre, eles conseguiram pagar as suas dívidas e tiveram um recomeço (2 Reis 4:7).
3. Filhos: uma herança do Senhor! (Salmos 127:3-5)
"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal. (Salmos 127:3-5)
Não há nada mais precioso para os pais do que os filhos. Os filhos são uma benção de Deus! Quanto mais filhos, mais momentos de alegria e prosperidade. Deus sabe o quanto um filho é precioso. Ele nos entregou o seu único Filho para a nossa salvação.
O salmista compara os filhos com as flechas. As flechas são lançadas, mas a direção delas é da responsabilidade de quem as lança. Pais, instruam seus filhos no caminho da Verdade, mire as suas flechas no alvo que é Cristo! Depois de instruídos, isto é, lançados, dificilmente sairão da rota (Provérbios 22:6).
4. Josué, sua família e Israel escolheram servirem a Deus! (Josué 24:1-28)
"Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor." (Josué 24:15)
Josué, quando renovou sua aliança em Siquém, fez uma escolha bem clara: ele e sua família serviriam apenas a Deus. Naquele momento o povo de Israel estava começando a cultuar outros deuses, o que desagradava a Deus. O exemplo de Josué reconduziu o povo novamente ao Senhor. Não há família mais feliz do que aquela que serve a Deus!
Uma família que serve a Jesus e lhe obedece, conduz outras pessoas ao caminho da Verdade. Faça esta escolha como família, busque a Deus. Exerça a sua liderança, seja exemplo para os seus filhos e coloque a sua família diante de Deus. Não é uma tarefa fácil, mas todo esforço é recompensado quando vemos os nossos entes queridos louvando a Deus.
5. Fazemos parte da família de Deus! (Marcos 3:31-35)
"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Marcos 3:33-35)
Esta passagem nos revela o quanto Jesus valoriza aquele que segue a Sua Palavra. Nesta passagem, Jesus não queria menosprezar a sua família, mas queria nos deixar um grande ensinamento: se Deus é o nosso Pai e se somos filhos de Deus, nossos verdadeiros irmãos são aqueles que fazem a vontade do Pai.
Ainda que não tenhamos parentes de sangue, ao aceitarmos a Cristo, passamos a fazer parte da família de Deus. Quem aceita a Jesus Cristo nunca estará sozinho. Mesmo com parentes à volta, quem aceita a Cristo tem uma grande família e irmãos espalhados em todo mundo!
6. Creia no Senhor Jesus e sua casa será salva! (Atos 16:30-32)
"Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa". (Atos 16:30-32)
O plano da Salvação incluí a sua família! Através do testemunho de Paulo e Silas, o carcereiro teve uma grande experiência com Deus. Um homem desesperado, que pensou ter perdido as pessoas presas sob sua custódia, queria ser salvo. Paulo não só ensinou como ele poderia ser salvo, mas profetizou que através dele, a sua família também seria alcançada.
Deus não quer abençoar a nós somente, Ele também quer alcançar toda a nossa casa. Para que Deus possa agir, devemos abrir a nossa casa para Deus reinar. Quando oramos pelos nossos familiares e falamos de Cristo, estamos permitindo que Ele entre na nossa casa. A sua fé levará muitos a aceitarem a Cristo: comece pela sua família!
7. Filhos e netos: uma benção de Deus! (Provérbios 17:6)
"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos". (Provérbios 17:6)
Ter uma grande família e acompanhar o seu crescimento é uma dádiva de Deus! Abraão foi abençoado com uma grande família, porque creu que seus descendentes se espalhariam por toda a terra. A idade nos traz sabedoria. Poder acompanhar filhos, netos e até bisnetos é uma grande benção de Deus.
A idade avançada é um privilégio. É Deus que concede todos os dias das nossas vidas. Os avós são muito importantes numa estrutura familiar. Devem ser uma referência madura, aconselhando com sabedoria filhos e netos, e orando sempre pela sua família. O bom testemunho dos avós, e a oração, conduzem toda a família a Deus. Produza sementes e árvores que gerarão bons frutos!
Assista a esta Reflexão Espiritual sobre a Família
Veja também mais sobre a família: