A Bíblia dá os melhores parâmetros para os nossos relacionamentos familiares. Por isso, se queremos que as nossas famílias sejam abraçados pelo amor e graça do Senhor, precisamos que a Palavra de Deus esteja no centro.
Os relacionamentos familiares são importantes para Deus. Esses versículos bíblicos comentados lhe ajudarão a se concentrar no valor da família unida, no amor e na fé em Jesus Cristo:
1. Jesus faz do nosso lar um lugar de Paz
Afaste-se do mal e pratique o bem; procure a paz e empenhe-se por alcançá-la.
- Salmos 34:14
Apesar de todos os conflitos que existem no mundo, o nosso Deus deseja que a paz reine em nossos corações e em nossa casa. Esse é um bom princípio: ficar longe do mal, fazer o bem e buscar a paz! Jesus Cristo é o Príncipe da Paz. Vamos buscá-lo em família! Vamos deixar que Ele esteja no centro do nosso lar, reinando e nos ajudando a resolver todos os problemas. Que a Paz de Deus reine na família!
2. Louvem a Deus em família
Deem ao Senhor, ó famílias dos povos, deem ao Senhor glória e força.
- 1 Crônicas 16:28
Dar louvor e graças a Deus é uma atitude que a família precisa adotar. Agradecer pelos alimentos, pela casa que nos abriga, pela saúde, pelo trabalho, pelos estudos, pela igreja, pela fé, pela esperança, pelo amor, por Jesus! São muitos os motivos que temos para adorar e exaltar o nosso Deus. Ele nos dá livramentos e coisas excelentes, diariamente. Nas palavras do apóstolo João: "Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. (João 1:16)
3. Deus acalma as tempestades no lar
Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade.
Tu dominas o revolto mar; quando se agigantam as suas ondas, tu as acalmas.
- Salmos 89:8-9
Nada melhor do que saber que Deus pode transformar toda e qualquer tempestade em paz e harmonia. Em nossas famílias podemos estar enfrentando um turbilhão de dificuldades, mas cremos num Deus que tem todo-poder. Ele pode ajustar o leme do nosso barco e fazer tudo se acalmar.
4. Mais parecidos com Cristo
Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade. Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
- Efésios 4:31-32
As brigas, amarguras e ofensas em casa só causam dor, frustração e mágoa. Mas todos nós podemos olhar para Jesus e aprender com o seu exemplo de amor e perdão. Uma família saudável e feliz não é aquela que não tem problemas, (esta, definitivamente, não existe!), mas é aquela que, com a ajuda de Deus, imita a Jesus Cristo.
Perdoem o mal alheio e peçam perdão pelos seus próprios erros. Resolvam as suas diferenças, com afeto e compreensão, perdoando e sendo perdoados. Não deixe as más atitudes destruírem os laços que unem a família. Jesus Cristo é um bom modelo a ser seguido em casa e fora dela.
5. Família: decida hoje servir ao Senhor!
"Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".
- Josué 24:15
Servir a Deus implica numa decisão pessoal. Josué, naquele episódio posicionou-se com sua família frente ao povo: "eu e minha casa escolhemos servir ao Deus Criador". Ele foi um bom exemplo de lealdade e sinceridade.
Da mesma maneira, nós podemos servir a Deus com sinceridade. Infelizmente, há outras escolhas: não servir a Deus, buscando-O somente por interesse, ou por aparência. Mas assim como Josué, precisamos levar Deus a sério. Isto significa adorar ao Senhor de todo coração, dando-lhe sempre o 1º lugar: colocando de lado toda idolatria, falsos deuses e indiferença ao Senhor. Deem sempre a Deus o lugar principal no coração do lar.
6. Três passos para uma família feliz:
Estejam sempre alegres. Orem sem cessar. Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
- 1 Tessalonicenses 5:16-18
São 3 passos simples que a Bíblia ensina para sermos uma família exemplar e abençoada:
- estar sempre alegres
- orar sempre
- agradecer por tudo
A alegria real não se baseia nas circunstâncias à nossa volta. A alegria é um presente de Deus. Ele enche o nosso coração de alegria e satisfação por tudo que temos e somos. A oração é outra dádiva que temos do Pai celestial. Podemos falar com Deus, pois é nosso amigo e bom Senhor! O nosso relacionamento pessoal com Jesus refletirá em paz e bem todos que convivem conosco. Agradeça pela vida, pelos alimentos, casa, saúde, recursos, pelo amor, até pelas dificuldades que ajudam a depender mais do Senhor.
7. Amar começa em casa
O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem.
Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros.
- Romanos 12:9-10
Amar de verdade, sem falsidade ou encenações, é isso que a Bíblia nos ensina. Hipocrisia significa fingimento ou enganação e, sabemos: tudo que é mentira não procede de Deus. Sem dúvida, na família usamos menos filtros ou máscaras. Somos mais verdadeiros e genuínos. Mas, se por um lado, isso é bom por sermos mais sinceros, por outro, às vezes também significa que somos menos polidos, mais egoístas e menos carinhosos.
Todos em casa sabem bem quem somos, na verdade. Por isso, faça deste espaço um lugar onde se cultiva o amor verdadeiro, a gentileza e o cuidado mútuo. Ensine e aprenda a amar de verdade, começando pelos familiares em casa.
Isso se faz nas pequenas coisas do dia, como, por exemplo:
- deixe o maior bife para quem vem a seguir,
- retire o lixo para fora (sem que te peçam!),
- organize o seu quarto,
- fale com educação e respeito,
- cumpra os combinados da família,
- dê um abraço apertado pela manhã e um beijo de boa noite.
São coisas simples e constantes que vão deixar seus familiares felizes e confortáveis (não presentes caros!). Acrescente a essas, outras atitudes que expressam carinho e cuidado. Além disso, ore pela família.
8. Gratidão pela família
Sempre damos graças a Deus por todos vocês e os mencionamos constantemente em nossas orações.
Quando oramos por vocês diante de nosso Deus e Pai, relembramos seu trabalho fiel, seus atos em amor e sua firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
- 1 Tessalonicenses 1:2-3
A gratidão é extremamente preciosa. Ao mesmo tempo que reconhecemos muitos benefícios recebidos, glorificamos a Deus, o soberano e bondoso Senhor, que sustenta tudo e todos. Graças a Ele os desafios são superados, as dificuldades são sanadas, as batalhas são vencidas e a nossa fé é edificada. Graças a bondade de Deus a família permanece unida, mesmo na dor, e poderá crescer no amor, fé e esperança, até o fim.
Separe um tempo de oração e ações de graças em família. Seja agradecido por todos da sua casa (até pelos mais difíceis!). Sim, Deus está no controle de tudo. Ele está agindo nas famílias que O buscam de coração. Deus pode transformar e restaurar todas as coisas. Pela fé, você já pode agradecer por tudo que Ele tem feito e por tudo que irá fazer.
Que Deus abençoe grandemente a sua família!
Veja mais sobre a família: