Veja alguns estudos de Palavra de oferta para cultos dominicais, reuniões de célula e culto jovem. Palavras para momentos de ministração da oferta - ofertório - e dízimo. Passagens de versículos explicados de forma leve, rápida e prática, para estimular os irmãos a participarem da obra de Deus.
1. Servo bom e fiel
"O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!
Mateus 25:21
Objetivo da palavra: gerar no ofertante um coração compromissado com a obra de Deus.
Quem é fiel no pouco, é fiel no muito. Quando damos as nossas ofertas de coração aberto, Deus também nos abençoa abundantemente. Deus não se importa com o valor do que estamos ofertando, mas como ofertamos. Damos as nossas primícias ou ofertamos as nossas sobras?
Seja fiel no pouco e Deus te colocará no muito!
2. Honrando a Deus com os recursos
Honre o Senhor
com todos os seus recursos
e com os primeiros frutos
de todas as suas plantações; os seus celeiros
ficarão plenamente cheios,
e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:9-10
Objetivo da palavra: incentivar a igreja a honrar ao Senhor com as suas primícias.
Quando decidimos ofertar a Deus parte de algum recurso que recebemos, estamos dedicando a Ele as nossas primícias. Deus se agrada de quem quer agradá-lo. A abundância é consequência do nosso compromisso com Deus. Quanto mais honramos a Deus, mais somos surpreendidos por Ele.
3. Dê de coração e não por obrigação
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8
Objetivo da palavra: conscientizar os ofertantes que a oferta não é uma obrigação, mas um ato de amor à obra de Deus.
Dê de coração e não por obrigação. Crie no seu coração o desejo de participar da obra de Deus. Quando damos com alegria, somos acrescentados em bênçãos. Tudo o que precisamos, Deus dá. Por isso, dê com alegria e com sentimento de reconhecimento.
Quando damos com alegria, geramos em nós um coração grato!
4. Dando o que nos custa
Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: "Afirmo que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".
Lucas 21:1-4
Objetivo da palavra: conscientizar os irmãos sobre a importância de se separar uma oferta.
Isto não diz respeito a quantidade monetária, mas como separamos as nossas ofertas. Não dê as suas sobras para o Senhor. Aceite o desafio de doar para Deus algo que tenha algum custo para você. Pode ser um esforço duro, mas Deus vê e retribui o nosso esforço.
5. Dízimo é compromisso
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:10
Objetivo da palavra: incentivar os membros a terem compromisso com o dízimo.
Deus pede para ser colocado a prova, por saber que o maior beneficiado desta provação será você. Ele é o dono do ouro e da prata, mas sabe que o nosso recurso - quando somado ao esforço da congregação - não alimenta somente a nós, mas a todos que frequentam a Sua casa.
O dízimo é o reflexo de quem tem compromisso com a obra onde foi plantado. Enquanto há mantimento na Sua casa, somos alimentados e abrimos o espaço para que mais pessoas possam participar deste banquete. Tenha compromisso com a obra onde você foi plantado e experimente as bênçãos de Deus.
6. Nossos recursos em favor do Reino
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Mateus 6:33
Objetivo da palavra: conscientizar os irmãos a respeito da contribuição financeira no Reino de Deus.
Os nossos recursos podem ser utilizados como uma forma de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. Quando separamos os nossos recursos para a casa de Deus, estamos fomentando o crescimento do Reino na terra.
O que damos para Deus não nos fará falta, pelo contrário, é uma pequena semente plantada numa boa terra. Seremos alimentados com os frutos que plantamos nessa terra, que mana leite e mel!
7. Dar é melhor que receber
Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".
Atos dos Apóstolos 20:35
Objetivo da palavra: incentivar a generosidade.
Uma das alegrias que temos, ao auxiliarmos os necessitados, é a consciência de que Deus nos deu condição para realizarmos isso. Mesmo que a iniciativa venha da nossa parte, sem a permissão de Deus nada seria possível. Deus nos dá condições financeiras, ao saber dos benefícios que o sentimento de gratidão e solidariedade gera em nós.
Participar da obra de Deus faz bem e gera bons frutos!
Veja também: