A Arca da Aliança era um símbolo da presença de Deus Javé no meio do seu povo escolhido, os hebreus. O próprio Senhor ordenou a construção da arca, dando as medidas corretas e instruções artísticas. A Arca ficava no meio do povo, mas separada deles, guardada no Santo dos Santos.
Com o formato retangular, a Arca era uma caixa de madeira revestida de ouro. Quatro braços serviam para que fosse movimentada, por sacerdotes, de um lugar para outro. Em cima da tampa, dois arcanjos esculpidos em ouro embelezavam a obra.
Quem construiu a Arca da Aliança
O Senhor capacitou um homem chamado Bazalel com dons artísticos, de forma que ele fosse capaz de criar e imaginar as coisas belas que Deus planejava.
Moisés recebeu de Deus as introduções sobre as medidas da Arca, seus ornamentos e detalhes. Ele, então, passou as instruções aos artesãos e a Arca começou a ser construída.
Bezalel fez a arca com madeira de acácia, com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura.
- Êxodo 37:1
Para que servia a Arca da Aliança
A Arca simbolizava a presença do Senhor no meio do povo. Por causa disso, Israel levou a Arca em batalhas militares diversas vezes, e recebiam a proteção do Senhor.
Ela abençoava os lugares israelitas que estava, mas amaldiçoava os estrangeiros que a possuíssem. Exemplos disso são o caso dos Filisteus e de Obede-Edom. Os Filisteus eram um povo estrangeiro, que roubaram a arca numa batalha contra os israelitas, mas sofreram diversos infortúnios e desgraças, o que os levou a devolverem a Arca. Obede-Edom, por outro lado, foi uma pessoa que abrigou a Arca da Aliança na sua transferência para Jerusalém, em que ele foi ricamente abençoado nesse período.
Onde está e quem roubou a Arca da Aliança
Quando Deus levantou a Babilônia para derrubar Judá, toda a cidade (inclusive o templo) foi destruída. Nesse caso, é bem provável que a Arca tenha sido roubada nessa invasão. Seu saque não está registrado na Bíblia, nem há evidências arqueológicas que corroborem alguma teoria criativa.
A hipótese mais plausível é que ela tenha sido levada à Babilônia e tenha sido desfeita. Fato é que o próprio Deus permitiu que isso tenha acontecido, pois foi de sua vontade deixar de habitar no meio do povo dessa maneira. Isso porque Deus passaria a habitar no meio dos homens através de Jesus Cristo, de quem o sangue formou a Nova Aliança.
O que tinha dentro da Arca da Aliança
Dois textos falam sobre com mais clareza:
Na arca havia só as duas tábuas de pedra que Moisés tinha colocado quando estava em Horebe, onde o Senhor fez uma aliança com os israelitas depois que saíram do Egito.
- 1 Reis 8:9
onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.
- Hebreus 9:4
Os textos, embora pareçam contraditórios, se harmonizam bem. Na verdade, a vara de Arão e um vaso de maná podem ter sido retirados da Arca por sacerdotes em algum momento na história de Israel.