Todos queremos ter bons relacionamentos, um casamento feliz, uma família unida e boas amizades. Mas existem algumas mentiras que estragam nossos relacionamentos. A Bíblia ajuda a reconhecer a verdade e a construir bons relacionamentos. Se você quer ter bons relacionamentos, tenha cuidado com as mentiras:
Não há lugar para egoísmo no casamento

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
(Romanos 12:10)
Não há lugar para egoísmo em um bom relacionamento. Você não pode pensar apenas no que você vai ganhar quando busca um envolvimento sadio. É muito importante querer o bem da outra pessoa. Deseje fazer feliz em vez de buscar sempre suas realizações individuais, em detrimento das do outro.
Seu valor não depende da outra pessoa
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
(Salmos 139:14)
Você é sempre muito especial para Deus. Ele criou você e lhe ama. Seu valor não depende de outras pessoas. Num bom relacionamento, o outro pode afirmar seu valor, mas você não fica dependente dessa pessoa para compreender o quanto você é precioso. Você precisa saber que tem muito valor, antes de entrar num relacionamento.
Não é bom se isolar
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
(1 Coríntios 12:14)
Deus lhe criou para ter relacionamentos. Você não precisa de outras pessoas para se sentir valorizado, mas ainda assim você precisa de ter relacionamentos. Não é bom se isolar. Você precisa de outras pessoas com quem possa se abrir, conversar, crescer, partilhar experiências...
Ambas as partes devem pedir desculpas
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.
(Eclesiastes 7:20)
Ninguém é perfeito. Para ter bons relacionamentos, você precisa entender que você vai cometer erros e os outros também vão. A única pessoa que faz tudo certo é Deus. O bom relacionamento permanecerá vivo se ambas as partes souberem pedir desculpas, dando e oferecendo perdão.
Corrija seus erros e não se culpe pelos do outro
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?
(1 Coríntios 7:16)
Todo relacionamento tem dois lados. Um dos envolvidos pode ter muito amor, perdão e compreensão, mas se o outro não se esforçar também, o relacionamento não vai funcionar. Não é tudo culpa sua. Apenas Deus pode transformar o coração do outro. Procure corrigir seus próprios erros, mas não se culpe pelos erros dos outros.
A Bíblia diz para ajudar nos relacionamentos: