Deus é chamado de diversas formas na Bíblia, por muitos títulos. Acontece que Deus tem nomes próprios, assim como você tem o seu nome. Deus usou esse nome para se apresentar aos seus servos.

Javé ou Jeová

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada. A diferença na grafia deve-se a opções de tradução para as línguas latinas.

A forma original no hebraico não possuía vogais, por isso, tanto Javé como Jeová são tentativas de aproximação do termo YHWH. Na vocalização do texto hebraico da Bíblia, o Tetragrama (às quatro consoantes) recebeu o acréscimo das vogais da palavra Adonai. Resultando na pronúncia de "Yahweh" ou "Yhowah" (Javé ou Jeová em nossa língua).

Jesus

Não podemos nos esquecer que Jesus também é Deus e que esse é o seu nome. Os pais de Jesus, Maria e José, foram instruídos por um anjo de Deus a nomeá-lo dessa forma (Mateus 1:20-21). Isso nos mostra algo muito profundo, Deus Pai foi o verdadeiro responsável pela escolha do nome de Cristo, agindo como um verdadeiro pai bondoso.

O nome de Jesus carrega muito poder e autoridade, é pelo nome dele que ele nos instrui a fazer nossos pedidos e é ao nome dele que todos os povos se ajoelharão (Filipenses 2:10).

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.
- João 14:13-14

Espírito Santo

Assim como Jesus, o Espírito Santo também é Deus. Pai, Filho e Espírito são um Deus. O Espírito Santo tem algumas variações de nome, é chamado de

  • Espírito de Deus (Romanos 8:14)
  • Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
  • Espírito do Pai (Mateus 10:20)
  • Espírito de poder, amor e bom senso (2 Timóteo 1:7)
  • Espírito de sabedoria e revelação (Efésios 1:17)
  • Espírito de adoção (Romanos 8:15)
  • Espírito de santificação (Romanos 1:4)
  • Espírito de vida (Romanos 8:10)
  • Espírito de mansidão (1 Coríntios 4:21)
  • Espírito de consolo (Atos dos Apóstolos 9:31)

Emanuel

Jesus é chamado de Emanuel. Esse não é seu nome, mas o significado de Emanuel aponta para Cristo, pois significa “Deus conosco”. Esse nome indica que Jesus é a encarnação de Deus entre os homens.

SENHOR

Senhor é uma tradução aproximada de seu nome YHWH. Esse nome, ainda que seja uma tentativa de tradução, aponta para suas características mais importantes de soberania. Como Deus é o criador de tudo que existe, Ele é soberano sobre tudo e todos, e esse nome lhe atribui esse poder.

Pai

Tecnicamente, ‘pai’ é um pronome de tratamento, não um nome. Ainda assim, o uso dessa palavra no Novo Testamento é muito constante e deve ser notada. Fato é que Jesus chama Deus de Pai, mostrando o elo entre os dois. Além disso, o apóstolo Paulo mostra para os crentes que somos agora filhos adotados, e Deus é nosso Pai celestial.

O nome de Deus tem poder

Nos tempos antigos, quando uma pessoa pedia algo a algum deus, deveria invocar seu nome, chamando-o à ação ou o exaltando. O povo hebreu saiu do meio de um povo idólatra, os egípcios, que certamente detinham essa prática. É nesse contexto que Deus demanda o terceiro mandamento (não usar o nome de Deus em vão).

Esse mandamento requer que as pessoas não utilizem o nome de Deus como o nome dos falsos deuses eram usados, ou seja, para trazer benefício próprio, sem nenhuma intimidade.

O Novo Testamento renovou o poder que o nome de Deus detém, mas nesse caso é o nome de Jesus que recebe o grande destaque. É graças a grandiosa obra de Cristo que ele será exaltado para sempre, e diante do nome dele todos se dobrarão. É através no nome de Jesus que devemos orar e fazer nossos pedidos ao nosso Pai.

Leia aqui: