Segundo a Bíblia, Enoque foi arrebatado por Deus e não viu a morte, assim como o profeta Elias. Apesar desse fato tão importante, a Bíblia revela poucas informações a respeito do patriarca Enoque. O significado do nome Enoque ou Enoc, vem do hebraico Enockh, quer dizer "o consagrado","o dedicado", "o iniciado".
Enoque foi o sétimo patriarca da geração após Adão e antepassado de Noé. Apesar da sua importante linhagem, a Bíblia revela poucos detalhes a respeito da sua vida e da sua história:
Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém.
Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas.
Viveu ao todo 365 anos.
Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.
- Gênesis 5:21-23
Se olharmos os patriarcas bíblicos, Enoque teve uma vida curta na terra - 365 anos - comparado ao seu filho Matusalém, que viveu até os 969 anos.
Do ramo de Enoque surgiu Noé, patriarca que construiu a arca salvando-se do dilúvio. O detalhe mais importante da Bíblia a respeito de Enoque, é a afirmação de que ele andou com Deus e por esse motivo foi arrebatado:
Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.
- Gênesis 5:24
Em outras traduções deste versículo estão como: "não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou"; e "não apareceu mais, porquanto Deus o tomou".
Deus tomou Enoque para si, por andar com Ele. Mas, o que significa andar com Deus? Andar com Deus - como Enoque andou - significa que foi um homem justo, misericordioso e sempre disposto em fazer a vontade do Senhor.
Da mesma forma, Noé também foi citado em Gênesis 6:9 como um "homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus". Através dos atos de Noé podemos ter uma ideia do que significava andar com Deus no período dos patriarcas.
Na epístola aos Hebreus, Enoque - assim como Noé - é citado como um dos heróis da fé, onde se reafirma o que acontecera com ele:
Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
- Hebreus 11:5
Não há muitas informações a respeito do patriarca Enoque, mas o que nos foi revelado é que ele fez o que foi bom aos olhos de Deus e por esse motivo foi chamado para a glória. Apesar de ter tido uma vida curta para a época, Enoque deu bom testemunho diante de Deus.
Dois "Enoques" na Bíblia
Na verdade, há "dois Enoques" citados na Bíblia. O mais conhecido é Enoque da linhagem de Sete, o antepassado de Noé. A Bíblia nos revela que este "andou com Deus" sido arrebatado, mas, o primeiro Enoque a ser citado cronologicamente na Bíblia é o filho de Caim.
Mencionado no livro de Gênesis, este Enoque era filho primogênito de Caim, aquele que matou o próprio irmão, Abel. Segundo a Bíblia, Caim possuiu muitas terras e numa delas fundou uma cidade, na qual colocou o nome do seu próprio filho, Enoque.
Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden.
Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque.
- Gênesis 4:16-17
Além disso, a Bíblia diz poucos detalhes a respeito de Enoque filho de Caim. Ele teve um filho chamado Irade, e seguindo a sua genealogia, podemos constatar que da sua linhagem surgiu Lameque. Homem, que segundo a Bíblia em Gênesis 4:23-24, declarou-se ser tão maléfico quanto Caim. Apesar das poucas informações, podemos perceber que este Enoque é de um parentesco conturbado, fruto do afastamento de Caim dos braços do Senhor.
O livro de Enoque
Um fato é claro, a arrebatamento de Enoque era algo conhecido entre todos a antiguidade, do Antigo ao Novo Testamento. Esta história era tão popular que havia muitos mitos e lendas judaicas a respeito do seu paradeiro, chegando a ser também citado no alcorão.
A partir da sua história, surgiram livros atribuídos a Enoque. Estes, são livros apócrifos pseudoepígrafos, ou seja, escritos que atribuem a sua autoria e não fazem parte da Bíblia. Entre esses registros estão em destaque três livros, sendo o primeiro livro de Enoque, a versão etíope, a mais popular.
Talvez, o detalhe mais importante dos livros atribuídos a Enoque é a sua citação feita por Judas:
Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele".
- Judas 1:14-15
Devemos entender que a história acerca de Enoque era muito popular na antiguidade entre os judeus, e que ter um trecho citado não o faz parte integral da Bíblia.
O mais importante sobre Enoque já foi revelado na Bíblia, dando-nos o exemplo: devemos andar com Deus se quisermos estar ao lado dele!
Veja também: