Deus nos colocou em um lugar onde juntos podemos crescer e frutificar. A família é um projeto de Deus.
Não escolhemos nossos parentes e nenhuma família é perfeita. Toda família é um projeto em constante crescimento e aprendizado: somos filhos, nos tornamos pais e até avós. Não se aprende na escola ser pai, mãe ou filho. Mas com Deus, podemos ser guiados e darmos passos firmes em cada momento da nossa vida.
Nada é mais saudável para uma família do que ter Cristo como o centro da família. Com Deus no comando a família se torna harmônica, mesmo em dificuldades e tribulações. O combustível que deve mover toda a família é o amor. Procure ser amável com sua família, invista amor enquanto há tempo, perdoe e renove as suas alianças familiares. Não há nada mais precioso do que a família em que Deus te colocou.
1. Família
"Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor". (Josué 24:15)
Não há família mais feliz do que aquela que serve a Deus! Quando todos estão seguindo o mesmo caminho, tudo se torna mais fácil. Mesmo em dificuldades e lutas, quando todos estão servindo a Deus, o fardo se torna leve. Não podemos nos esquecer: uma família que enfrenta uma luta unida, vence unida e todos se fortalecem.
"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gênesis 2:24)
A família é o resultado de uma soma. Nesta fusão 2 se tornam 1 e como uma unidade se multiplicam. A matemática de Deus é maravilhosa! Quando nos tornamos uma só carne, nos alegramos e temos os mesmos planos. "Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
"Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força!" (1 Crônicas 16:28)
A chave para uma família próspera é a gratidão a Deus. Tudo provêm de Deus e não a há nada que não seja dado por Ele. Ele nos sustenta e não deixa faltar nada em nossa mesa. Mesmo nos momentos difíceis, devemos continuar gratos a Deus reconhecendo a Sua soberania e superando os desafios em união.
2. Pai
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." (Êxodo 20:12)
O pai tem sempre uma posição de liderança e respeito. Mas para isso, é necessário se doar totalmente a família. Ser pai, é mais que uma escolha e uma responsabilidade. Um bom pai orienta, ama e sustenta a sua família. Os frutos dessa atitude é honra, reconhecimento e uma vida longa.
"Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem." (Provérbios 3:11-12)
Assim como Deus é um pai justo e bom, devemos imitá-lo e sermos justos com a nossa família. Pais que seguem os caminhos do Senhor, colherão bons frutos e prosperarão sempre. Pais que disciplinam e exortam em amor investem na vida do seu filho, prevenindo-o de possíveis problemas. Talvez um filho não perceba a importância de uma repreensão, mas quando crescer, perceberá o quão importante foi a instrução do pai.
Veja também: versículos sobre pai e versículos para celebrar o Dia dos Pais.
3. Mãe
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor." (1 Coríntios 13:4-5)
Neste trecho bíblico sobre o amor, também podemos utilizá-lo como uma forma de descrever as mães. Toda mãe é o amor em pessoa. Quantas vezes a sua mãe deixou de fazer algo por ela mesma por sua causa? Quantas vezes você foi corrigido e mesmo assim sua mãe não lhe negou um afago depois da correção? O amor de mãe é reflexo do amor de Deus: misericordioso, intenso e não tem fim.
"Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: 'Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera'." (Provérbios 31:28-29)
No seu corpo da mulher está a responsabilidade de gestar e conceber. Tanta responsabilidade tem um motivo: amor. A mãe é o retrato do amor de Deus para conosco. Nos braços da nossa mãe encontramos conforto e afeto. Uma mulher de Deus que age com excelência se torna referência dentro e fora de casa. Reconheça o esforço da sua mãe, dê graças a Deus por essa linda guerreira que te amou antes mesmo de você nascer.
"Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 'Honra teu pai e tua mãe' - este é o primeiro mandamento com promessa - 'para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra'." (Efésios 6:1-3)
Se existe um segredo para a longevidade, esta é a chave: honrar os pais. Pai e mãe devem ser respeitados na mesma medida. Quando obedecemos aos nossos pais, estamos honrando a Deus que instituiu este princípio. E ao obedecemos a Deus somos abençoados. Este ciclo de obediência gera harmonia e prosperidade para a família.
4. Filhos
"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!" (Salmos 127:3-5a)
Não há nada mais precioso para os pais do que os filhos. Os filhos são uma benção de Deus. Quanto mais filhos, mais momentos de alegria e prosperidade. Deus sabe o quanto um filho é precioso. Ele nos entregou o seu único filho para a nossa salvação. Por causa deste sacrifício perfeito fomos adotados e hoje somos chamados de filhos de Deus.
5. Irmãos
"Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração." (1 Pedro 1:22)
Quem tem o privilégio de ter um irmão deve agradecer a Deus por esta bênção especial. Ter um irmão é ter que aprender a dividir desde pequeno. Com os nossos irmãos estreitamos os nossos laços de sangue e criamos cumplicidade. Com eles, aprendemos lado a lado a crescermos juntos em fé e graça.
6. Avós
"O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa." (Provérbios 16:31)
Não há nada mais gratificante na melhor idade do que ver toda uma família reunida: filhos, netos e parentes. Poder presenciar esses momentos em família é uma bênção de Deus. Os cabelos grisalhos não são sinal de velhice, mas de vitórias e momentos vividos. Com o tempo, aprendemos a valorizar as pequenas coisas e dessa forma podemos ver o agir de Deus de uma maneira diferente em nossas vidas.
"Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça." (Salmos 92:14-15)
Chegar a melhor idade não é sinal de que tudo acabou, pelo contrário, é uma nova fase da vida. Envelhecemos, mas Deus continua o mesmo. Deus é capaz de rejuvenescer a nossa mente e mudar o nosso olhar sobre a vida. A melhor idade faz parte desse processo. Nossa idade não nos impede de amar e de nos alegrar em família. Deus é nossa Rocha e a nossa força sempre.
Assista a esta Reflexão Espiritual sobre a Família
Veja também: