Débora (hebraico significa "abelha") era uma profetisa e juíza em Israel. Ela liderou Israel num período difícil em que o povo de Deus vivia oprimido e maltratado pelos cananeus. Durante 20 anos Israel foi subjugado pelo rei de Canaã, até que Deus concedeu a vitória ao Seu povo através de Débora e Baraque.
Essa mulher corajosa, entoou um cântico de agradecimento e louvor a Deus após a grande libertação concedida pelo Senhor. Essa batalha épica ficou marcada na história, porque Deus permitiu que fosse através de uma mulher (Jael) que Israel alcançasse a vitória sobre os seus inimigos. Débora profetizou isso e participou com Baraque na batalha.
Débora é a única juíza listada entre os juízes de Israel. Durante a sua liderança, depois dessa vitória, Israel viveu em paz por 40 anos.
A Bíblia ainda referencia uma outra Débora que foi a ama (babá ou dama de companhia) de Rebeca (Gênesis 24:59, 35:8).
Versículos sobre Débora
Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.
- Juízes 5:7
Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos.
Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época.
Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões.
- Juízes 4:3-5
Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: "O Senhor, o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.
- Juízes 4:6
Baraque disse a ela: "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei".
- Juízes 4:8
Respondeu Débora: "Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher". Então Débora foi a Quedes com Baraque, onde ele convocou Zebulom e Naftali. Dez mil homens o seguiram, e Débora também foi com ele.
- Juízes 4:9-10
Então Débora disse a Baraque: “Vá! Este é o dia em que o Senhor entregou Sísera nas suas mãos. O Senhor não foi adiante de vocês?” Então Baraque desceu o monte Tabor, seguido por dez mil homens.
- Juízes 4:14