Todos gostamos de receber coisas, mas quantos gostamos de dar? Quem é cristão é chamado para ser generoso, abençoando outros à sua volta e ajudando aqueles que precisam. Quando não nos sentimos muito motivados a ser generosos, a Bíblia nos lembra das bênçãos que acompanham essa atitude:
1. Alegria especial

"Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber'". (Atos dos Apóstolos 20:35)
Sim, receber é bom, mas dar é melhor! Quando aprendemos a dar com alegria, descobrimos uma felicidade especial em saber que melhoramos a vida de alguém. O coração generoso é mais feliz.
2. Dádivas transbordantes
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
"Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês". (Lucas 6:38)
Receber dádivas transbordantes é outro resultado positivo para quem age com generosidade e dá. A lei do retorno ou da semeadura costuma não falhar. Se agirmos com liberalidade, o Senhor também nos retribuirá. Porém, as Suas medidas excedem as nossas: são transbordantes!
3. Grande recompensa como filhos do Altíssimo
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
"E se emprestam àqueles de quem esperam receber, que recompensa terão? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus." (Lucas 6:34-35)
Não devemos dar esperando receber algo em troca. Até os empréstimos que fazemos a necessitados deveriam ser sem esperar devolução. Quando damos generosamente, assumimos características do Pai celestial que é bondoso em seu amor incondicional. Grandes recompensas os filhos do Altíssimo irão desfrutar!
4. Segurança na vida
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
"Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados." (Salmos 37:25-26)
Muitas vezes, deixamos de ser generosos porque achamos que temos que acumular riquezas para nossa segurança. Mas quem é generoso sabe que Deus cuida de sua vida e não vai deixar faltar o que precisa. Deus supre as necessidades do generoso.
5. Economia invertida
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
"Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza." (Provérbios 11:24)
Na economia de Deus, quem divide, multiplica! O avarento nunca tem suficiente, mas o generoso tem sempre mais para partilhar. A generosidade liberta do amor ao dinheiro e do medo da pobreza.
6. Misericórdia de Deus e dos outros
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
(Mateus 5:7)
Deus concede a sua misericórdia e favor àqueles que também são misericordiosos. A generosidade promove e frutifica atos de bondade da parte do Senhor e de pessoas (usadas por Ele). Provérbios 11:25 também diz que aquele que "dá alívio aos outros, alívio receberá." Aja com misericórdia e, quando menos esperar, receberá também misericórdia e conforto em sua vida.
7. Tesouro eterno
class="lazyload" loading="lazy" fetchpriority="low" decoding="async" />
(Lucas 12:33)
Os verdadeiros tesouros não são materiais. Quando morrermos, vamos deixar toda nossa riqueza na terra, mas no Céu uma vida reta diante de Deus vale mais que ouro! Ser generoso é investir na eternidade.
A atitude generosa traz grandes bênçãos!
Veja também: Dar com alegria: estudo sobre generosidade