Essa pequena parábola contada por Jesus, nos encoraja a viver uma vida de fé e obediência à Palavra de Deus. Quem ouve e segue os ensinamentos de Jesus constrói a vida numa base inabalável, enquanto quem ignora esses ensinamentos fica em terreno instável, e enfrentará consequências sérias.
A casa na rocha significa o fundamento de uma vida sólida - A pessoa que ouve as palavras de Jesus e as coloca em prática é como o prudente, que constrói sua casa sobre uma base forte e estável. Isso representa uma fé genuína, em total obediência aos ensinamentos de Jesus. Ele é a Rocha eterna. A vida construída sobre esse fundamento fiel resiste às tempestades e permanece firme para sempre.
A casa na areia diz respeito à base de uma vida frágil - A pessoa desinteressada pela Palavra de Jesus, pode até ouvi-la, mas não pratica. É como o negligente que constrói sua casa sobre a areia, a sua fundação é frágil e incerta. Isso representa a falta de obediência às palavras de Jesus, que se resume numa fé superficial e numa vida sem compromisso com Deus. Quando as tempestades vêm, a vida construída sobre esse fundamento desaba.
Passagens sobre a casa na rocha e casa na areia
Essa história bíblica foi uma pequena parábola contada por Jesus no fim do Sermão da Montanha. Nessa história Jesus chama a atenção para a importância de se ouvir e obedecer, colocando em prática os Seus ensinamentos.
Mateus 7
²⁴ — Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
²⁵ Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha.
²⁶ E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
²⁷ Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
²⁸ Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina,
²⁹ porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.Mateus 7:24-29
Lucas 6
⁴⁶ — Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor!", e não fazem o que eu mando?
⁴⁷ Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
⁴⁸ Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem construída.
⁴⁹ Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, e, quando as águas bateram contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.Lucas 6:46-49
Essa história registrada nos Evangelhos de Mateus e Lucas nos ensina que a prova da obediência cristã é o cumprimento dos ensinamentos de Jesus. Não adianta ouvirmos sempre, conhecermos bem se, de fato, não agirmos conforme a Palavra de Deus.
Lembre-se: após ouvirem o que Jesus ensinou, algumas pessoas colocam em prática, enquanto outras ignoram suas palavras. Embora ambas construam suas casas externamente, é a base interna que determinará o seu futuro.
Ponha em prática tudo que você aprende com Jesus e veja a sua vida se firmar, tal como uma casa sobre uma rocha inabalável!
Veja também: